Brasil é campeão por equipes do Latino-Americano de tênis de mesa

Nesta quarta-feira, em Havana, o Brasil se sagrou campeão latino-americano no tênis de mesa por equipes, tanto no feminino como no masculino. Favoritos no torneio continental, os brasileiros fizeram ótimas campanhas até os títulos. Comandado por Hugo Hoyama, no time feminino estão Bruna Takahashi, Lin Gui e Jessica Yamada, e no masculino Victor Monteiro, Eric Jouti e Victor Ishiyl.

Brasil vive bom momento (Foto: Divulgação/ITTF)

Para chegar à final, na terça-feira, as meninas disputaram a semi contra a República Dominicana e fizeram 3 a 1 na série. Lin Gui abriu a vantagem ao vencer Eva Brito por 3 a 1 (8×11 – 11×7 – 13×11 – 11×3). Mas logo em seguida, a melhor brasileira, Bruna Takahashi foi surpreendida por Esmerlyn Castro, perdendo por 3 sets a 2 (8×11 – 6×11 – 11×6 – 11×5 e 10×12). Pelas duplas, Jessica Yamada e Lin Gui bateram Castro e Ortiz por 3 a 0 (11×8, 11×3 e 11×8). Fechando a vitória, Yamada superou Eva Brito por 3 sets a 0, classificando o Brasil à final. (11×3 – 11×3 – 13×11).

A final diante da Argentina não foi nenhum problema para as brasileiras fazerem 3 a 0. Lin Gui atropelou Camila Arguelles por 3 sets a 0. Bruna Takahashi sofreu para superar Ana Codina, por 3 sets a 2. Jessica Yamada e Lin Gui confirmaram o título em cima de Candela Molero e Camila Arguelles, vencendo por 3 a 0.

Já o caminho dos meninos teve os donos da casa na semifinal. Com apoio da torcida, os cubanos deram trabalho ao time do Brasil, mas foi superado por 3 a 2. Abrindo a disputa, Vitor Ishiy derrotou Jorge Campos por 3 a 2. Em seguida, Eric Jouti bateu Livan Martinez por 3 a 1, o que parecia já encaminhar a classificação. No entanto, pelas duplas, Juan Rondon e Livan Martinez não tomaram conhecimento de Thiago Monteiro e Vitor Ishiy, e ganharam por 3 a 0. Os cubanos empataram com Jorge Campos superando Thiago Monteiro por 3 a 2. Na partida final, Eric Jouti venceu Juan Rondon, por 3 a 1 e levou o país à final.

Contra o Chile, Brasil confirma ótima fase e leva o título por 3 a 1. Os brasilieros começaram muito bem, abrindo 2 a 0 com Victor Ishiy superando Manuel Moya por 3 sets a 0 e, logo depois, Eric Jouti repetiu o placar de 3 a 0 em cima de Jaime Felipe Olivares. Porém, nas duplas, Thiago Monteiro e Victor Ishiy sofreram a virada para Gomez e Moya e perderam por 3 a 2. Mais uma vez, Eric Jouti conseguiu fechar a série, vencendo Gomez em jogo difícil.

Os atletas brasileiros continuam participando do torneio, nas categorias individual ou duplas. O próximo compromisso da Seleção Brasileira é no Mundial de Tênis de Mesa, na Suécia, do dia 29 de abril ao 6 de maio.

Fonte: www.gazetaesportiva.com

Tags

top