Estudantes brasileiros criam tabuleiro sobre as Olimpíadas

Estudantes brasileiros tabuleiro Olimpíadas

Incentivados pelas Olimpíadas no Brasil em 2016, cinco universitários criaram um jogo de tabuleiro sobre os esportes olímpicos como projeto de TCC (trabalho de conclusão de curso)

Batizado de Olimpiquiz, o jogo teve a proposta apoiada por Hugo Hoyama, maior mesa-tenista brasileiro da história das Olimpíadas e também um dos recordistas do País no número de participações no evento: 6 ao todo (1992 a 2012).

Com centenas de questões sobre os esportes olímpicos, Olimpiquiz requer que os jogadores pratiquem atividades físicas para vencer a partida, pois na hora da penalidade é possível escolher entre retroceder casas ou pagar a dívida com exercícios – como polichinelos, flexões, entre outros. “Além de divertida, a regra incentiva a prática de esportes, o que é muito positivo”, complementa Hoyama. Ao final, vence a partida quem tiver conhecimento, disposição física e, claro, um pouco de sorte.

Criado por estudantes do curso de administração de empresas da FMU de São Paulo, o jogo de tabuleiro é uma prova de que os TCCs do ensino superior não precisam necessariamente ser encarados como desafios exclusivamente teóricos que costumam ficar engavetados nas universidades. “Pelo contrário”, afirma o professor e orientador Fred Ribeiro – que apostou tanto na ideia a ponto de tornar-se também um dos integrantes da equipe. “Os trabalhos de conclusão de curso colaboram muito mais com a formação dos novos profissionais quando são adotados na prática, têm mais apoio das faculdades, dos fomentadores de negócios como é o caso do SEBRAE e, claro, maior empenho por parte dos próprios alunos”.

Atualmente os criadores de Olimpiquiz procuram empresas interessadas em lançar o jogo no mercado antes das Olimpíadas de 2016.

Detalhes do projeto:
Jogo de tabuleiro Olimpiquiz
Curso de Administração de Empresas da FMU, campus Iguatemi, São Paulo.
Nome completo e idade dos alunos:
Camila Leite Medeiros (22 anos), Dyego Goulart Tore (25 anos), Marcelo Rocha Lorenzo (30 anos), Nilton Leite Medeiros (23 anos), Tamires Yzidora Siva (24 anos)
Professor e orientador: Fred Batista Ribeiro

Fonte: Esporte Nordeste

Tags

top